Escola Carandá Educação
R. Joaquim de Almeida, Mirandópolis, São Paulo, Brasil
O projeto do Colégio Carandá Vivavida Educação, desenvolvido pela Königsberger Vannucchi para a incorporadora Patrimônio, adotou o sistema BTS (Built to Suit), tendo como premissa a otimização de custos e prazos. Localizado em um terreno de 3.275,18 m², o projeto visa equilibrar a individualidade e a coletividade de cada fase escolar através das soluções arquitetônicas.
Contemplando desde o Berçário até o Ensino Médio, o Carandá dispõe os ambientes de forma a incentivar a interação entre as diversas faixas etárias, voltando as circulações para um jardim no átrio central. O uso de concreto pré-fabricado em todo o sistema estrutural permite a criação de permeabilidades visuais entre os pavimentos, organizados por faixa de ensino, promovendo o diálogo entre crianças e adolescentes.
O projeto incorpora, ainda, estratégias de arquitetura bioclimática e sustentabilidade, como ventilação natural, captação de energia solar, reuso de águas pluviais e cobertura verde. O paisagismo, complementarmente, foi planejado para integrar os espaços internos e externos, utilizando espécies vegetais que incentivam as práticas pedagógicas.
Externamente, as fachadas destacam a permeabilidade visual do projeto, com a aplicação de cores e formas geométricas que realçam os vazios e a integração entre os diferentes andares do conjunto.